Gire o seu tablet para uma melhor experiência

SOBRE O BAIRRO

Um dos bairros mais tradicionais da capital paulista, o Bom Retiro reúne verdadeiros marcos da história de São Paulo. Além de ser um dos centros de compras mais conhecidos da cidade, o distrito é sinônimo de cultura e entretenimento, além de possuir um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) comparável ao de países europeus, de acordo com dados do PNUD.


A história do Bom Retiro começa no século XIX, com a formação do bairro, composto por chácaras e sítios que, na época, eram usados como retiros de fim de semana pela população mais abastada da cidade, daí o nome Bom Retiro. Com o passar do tempo, o bairro foi crescendo e se desenvolvendo, recebeu investimentos e grandes obras de infraestrutura, como linhas de trem e metrô. Hoje, o Bom Retiro é um bairro moderno, localizado no coração de São Paulo, que atrai visitantes tanto pela sua importância histórica, quando potencial de consumo.


A mobilidade é um dos pontos fortes do bairro, uma vez que a região é atendida por duas estações de metrô (Tiradentes e Armênia), além das linhas 7, 10 e 11 da CPTM. Futuramente, a região do Bom Retiro também receberá a Linha 4 (Amarela) do metrô de São Paulo. Avenidas importantes também cortam o bairro, como Tiradentes que dá acesso ao Centro, e a Cruzeiro do Sul, que leva à Marginal Tietê.


Em termos de comércio, o Bom Retiro é um capítulo à parte. Se você vai casar, procure a Rua São Caetano, que fica bem próxima ao bairro. Se você precisa renovar seu guarda-roupa, procure a famosa Rua José Paulino. Mas, se você precisa apenas do tecido, o lugar certo é a Rua da Graça. Essas são as ruas mais famosas do Bom Retiro. Aqui são movimentados cerca de 2 bilhões de reais por ano.


Falando em qualidade de vida, o Bom Retiro possui um IDH considerado “muito alto” e comparável ao de países europeus, como Dinamarca e Bélgica, de acordo com o *PNUD. Quem visita e mora no bairro não pode deixar de visitar o Parque da Luz, um dos mais antigos da cidade – um espaço com mais de 113 mil m2 de pura natureza no centro de São Paulo. A região vem recebendo policiamento reforçado e faz parte de um grande projeto de revitalização do centro de São Paulo promovido pela prefeitura da cidade.


O Bom Retiro ainda concentra importantes marcos históricos da cidade, como a Pinacoteca do Estado, o Museu da Língua Portuguesa, a Sala São Paulo e o Museu de Arte Sacra. Cultura e arte são pontos fortes do lugar. O bairro também se torna mais cosmopolita quando olhamos para suas igrejas, como a Congregação Cristã do Brasil, a Congregação Israelita Ortodoxa, a Igreja Missionária Oriental, a Igreja Evangélica da Assembleia de Deus e a Igreja Presbiteriana da Paz.



  • Rua José Paulino
  • Rua Cesare Lombroso
  • Pinacoteca
  • Loja de Noivas - Rua São Caetano
  • Rua José Paulino
  • Estação da Luz
  • Rua
  • Estação Julio Prestes

PONTOS DE INTERESSE

Pontos de Interesse:

GAFISA NO BAIRRO

Pronto para mudar
Pronto para mudar
HI GUACÁ - Breve Lançamento
De 65m² a 85m² | 2 a 3 dormitótios
HI GUACÁ - Breve Lançamento
De 65m² a 85m² | 2 a 3 dormitótios

CONHEÇA MAIS BAIRROS

INOVAÇÕES
GAFISA