Gire o seu tablet para uma melhor experiência

SOBRE O BAIRRO

Se por um lado Copacabana é cantada aos quatro cantos do mundo como a princesinha do mar, o Méier, tradicional bairro da Zona Norte da cidade, também não foi esquecido por grandes nomes da nossa música popular brasileira. O cantor Ed Motta já falou do bairro em suas canções, assim como a cantora Beth Carvalho e o grupo Farofa Carioca, entre outros.


Com o trem, chegou um acelerado processo de desenvolvimento e progresso da região, conhecida nos dias atuais como Grande Méier e que engloba os bairros de Engenho Novo, Lins de Vasconcelos, Todos os Santos, Cachambi e Maria da Graça. Dali para o crescimento demográfico e comercial, que se deu a partir da década de 1950, foi um pulo.


Quase em frente ao Imperator, que nos anos 50 possuia a maior sala de cinema da America Latina, surgiu então o Shopping do Méier, um dos primeiros a ser construído no Brasil. Talvez venha daí a semente para a fama do bairro bom de comércio. O futuro chegou rápido à região, que até hoje não para de crescer, com novos empreendimentos residenciais e comerciais, como os condomínios com amplas áreas de lazer e grandes lojas. Os destaques do lugar ficam por conta de pontos comerciais, como Carrefour, Extra e Walmart e o supermercado da construção, Leroy Merlin, que convivem com casarões antigos, ruas calmas e arborizadas, elementos ainda remanescentes do jeito tradicional de ser do bairro.


O Grande Méier conta ainda com outros shoppings e galerias, como o Shopping do Méier, o Norte Shopping (no bairro vizinho de Del Castilho) e o Méier Off Shopping, mais conhecido como Galeria Oxford.


Padarias famosas, como a Confeitaria Imperato, a Rainha do Méier e a Estação do Pão, além de diversas lanchonetes, restaurantes e também universidades, como as célebres Estácio de Sá e Cândido Mendes, dão toques especiais ao bairro.


As principais vias de acesso são a Avenida 24 de Maio e as ruas Arquias Cordeiro, Dias da Cruz, Hermengarda, Lucídio Lago e Aristides Caire.


Para facilitar a mobilidade de seus moradores, o bairro tem dois terminais rodoviários, o Américo Ayres e o Gelton Pacciello da Motta, e uma variedade em linhas de ônibus que seguem para os quatro cantos da cidade. De Ipanema à Barra da Tijuca, ou da Praça XV a Realengo, o que não falta é transporte. Isso sem esquecer da linha de trem que o bairro dispõe, que faz um percurso, da estação Méier à Central do Brasil, em menos de 15 minutos, dando acesso ao centro, a um terminal de ônibus e à estação do metrô.


Com a inauguração da Linha Amarela, em 1997, uma outra fase de expansão chegou ao bairro. A proximidade com a Barra da Tijuca e Jacarepaguá, os bairros que mais cresceram nos últimos anos no Rio de Janeiro, foi decisiva para uma mudança de comportamento de seus moradores. A praia, menina dos olhos de todo carioca, passou a ficar bem pertinho dali, a apenas 20 minutos. Hoje, basta cruzar o túnel e é possível fazer da Barra da Tijuca, uma espécie de quintal do Méier e destino certo de todo morador que vive no bairro.


Considerado um bairro com excelente Índice de Desenvolvimento Humano*, de famílias de classe média, formadas principalmente por imigrantes espanhóis e portugueses, o Méier ainda oferece, entre tantas outras coisas, muita tranquilidade.


Todos os domingos a rua Dias da Cruz vira área de lazer com atividades para todas as idades e, não raro, dá para perceber avós, pais e filhos saírem juntos para o almoço do final de semana.


No Méier, ainda há o jornaleiro conhecido na esquina e o clima do bar dos amigos de longa data. Como diz uma parte da letra da música Samba do Meyer, de Wilson Batista e Dunga, imortalizada na voz do saudoso João Nogueira, que morou no bairro: “O Meyer tem um jardim pra gente amar, é lá que eu vou construir meu lar, o Meyer sempre foi o maioral...”



  • Colégio Bahiense Méier
  • Estação Méier
  • Igreja Ns da Conceição
  • Rua Dias da Cruz
  • Rua José Veríssimo
  • Rua Venceslau
  • Shopping do Méier

PONTOS DE INTERESSE

Pontos de Interesse:

GAFISA NO BAIRRO

CONHEÇA MAIS BAIRROS

INOVAÇÕES
GAFISA