Gire o seu tablet para uma melhor experiência

SOBRE O BAIRRO

Famosa por suas águas cristalinas e grandes áreas verdes, Itacoatiara tem uma das mais belas paisagens de Niterói. Com pouco mais de 1.300 habitantes, é um dos bairros menos populosos do município, apesar de o Censo de 2010 ter registrado a Região Ocêanica, na qual se localiza, como a que mais se expandiu na cidade nos últimos dez anos. Sinônimo de natureza, Itacoatiara está a poucos minutos de centros comercias de bairros vizinhos, como Itaipu.


Itacoatiara em tupi-guarani significa "pedra riscada" ou "pedra desenhada", uma provável referência aos costões rochosos que cercam seus mil metros quadrados de extensão.


A região começou a ser povoada na década de 1940, quando o publicitário Mathias Sandri – homenageado com o nome da principal via do bairro – comprou grande parte do terreno. Ele dividiu a área em lotes, que passou a vender pessoalmente. Neles, foram erguidas principalmente casas de veraneio e, grande parte delas é hoje residencial, graças a atrativos como a natureza e a segurança. Sandri foi também um dos fundadores do Pampo Clube, tradicional ponto de encontro de moradores da região.


Situada numa das cidades com maior Índice de Desenvolvimento Humano* do estado, Itacoatiara possui também outro importante indicador que proporciona alta qualidade de vida aos seus moradores: está em segundo lugar em percentual de idosos, com quase 30% da população nesta faixa etária, o que reforça a fama de local calmo e tranquilo.


Apesar de ser um oásis de tranquilidade, chega-se de lá ao centro de Niterói em cerca de 30 minutos, de carro. Cada vez mais pessoas buscam morar em Niterói pela beleza e facilidade de acesso ao centro da cidade do Rio. Para os que trabalham no Rio, o bairro fica a pouco mais de 20 minutos do bairro de Charitas, onde é possível pegar uma embarcação catamarã em direção à Praça XV. Há também linhas de ônibus que ligam o bairro a Icaraí e ao centro da cidade.


Para os que procuram diversão e lazer, há a opção dos quiosques na orla para comer, beber e assistir ao pôr do sol. O bairro tem também bar, boate, padaria e restaurantes.


Itacoatiara é o principal point de surfistas da cidade e já foi palco de diversos campeonatos da modalidade. Os esportes radicais são marca do bairro, e no local também se pratica kitesurfe e montanhismo. Os que gostam de trilhas podem buscar o Parque Estadual da Serra da Tiririca, que cerca o bairro e encanta pela área verde.


Itacoatiara é descrito frequentemente como destino preferido de jovens e de "gente bonita". Mas há espaço também para os que desejam passar tempo em família. Na Prainha, ao lado direito de quem chega à praia, pedras formam uma espécie de piscina de água salgada e livre de ondas.


Itacoatiara é o bairro perfeito para quem quer ter tranquilidade e contato com a natureza sem estar isolado. Alia qualidade de vida e a proximidade com centros urbanos, além de possuir atrativos para todas as gerações da família.



  • Av Beira Mar
  • Clube Pampo
  • Igreja na Rua Francisco da Cruz Nunes
  • Pizzaria da Carmine
  • Praia de Itacoatiara - 2
  • Praia de Itacoatiara
  • Restaurante Torino
  • Rua Francisco da Cruz Nunes
  • Supermercados Flash

PONTOS DE INTERESSE

Pontos de Interesse:

GAFISA NO BAIRRO

Pronto para mudar
HI GUACÁ - Breve Lançamento
De 65m² a 85m² | 2 a 3 dormitótios

CONHEÇA MAIS BAIRROS

INOVAÇÕES
GAFISA