Gire o seu tablet para uma melhor experiência

SOBRE O BAIRRO

Santo Amaro é considerado um dos bairros mais importantes da Zona Sul da capital paulista. Além de concentrar importantes polos industriais e comerciais, abriga também um grande centro de comércio popular, o Largo Treze de Maio.


Segundo historiadores, a região foi denominada de Santo Amaro em 1560, quando o casal João Pais e Suzana Rodrigues, que morava numa chácara da região, doou uma imagem de madeira do santo aos moradores. A estatueta foi colocada numa capelinha, onde funciona até hoje a Igreja de Santo Amaro. A imagem ainda está lá e pode ser vista na igreja matriz, que fica no Largo Treze.


Relembrando um pouco mais de sua história, vale lembrar que o bandeirante Manoel Borba Gato, mais conhecido como Borba Gato, nascido no local, e que tem a sua imensa estátua servindo como ponto de referência na Avenida Santo Amaro, era neto do casal João e Suzana. Toda a origem do bairro está registrada num mosaico que foi construído em 1962 ao lado da estátua.


Com tanta história para contar, Santo Amaro mostra que é um lugar que não para de apresentar novidades. Além de abrigar grandes empresas, como Oracle, Bunge, Rhodia, Procter & Gamble, Unilever, consultorias empresarias e sede de bancos de investimentos, o bairro tem despertado interesse de pessoas que buscam um lugar onde seja fácil encontrar quase tudo e se locomover de forma tranquila.


O bairro é servido por várias linhas de ônibus e trens da CPTM. No Terminal Santo Amaro há uma infinidade de meios de transporte que leva o morador a várias regiões da cidade. Além disso, as estações de metrô Santo Amaro e Largo Treze, da linha Lilás, garantem rapidez e agilidade na hora de seguir para um local mais distante.


Vizinho de bairros como Cidade Adhemar, Parelheiros, Capela do Socorro, Brooklin, Chácara Santo Antônio, Campo Belo, Chácara Flora, Granja Julieta e Alto da Boa Vista, o local oferece variedade em padarias, farmácias, agências bancárias, lojas de artigos diversos e hotéis da rede Transamérica e Meliá.


A história cultural do bairro está preservada e pode ser encontrada no Teatro Paulo Eiró, que recebeu este nome em homenagem ao poeta ilustre que viveu no local.


Outra homenagem é o Parque Severo Gomes, uma grande área verde repleta de fauna e flora, que serve como área de lazer e diversão aos moradores do bairro. O parque recebeu este nome em memória ao político paulista de mesmo nome e que foi bastante importante para a cidade.


São histórias como essas que fazem Santo Amaro figurar com um dos bairros mais interessantes para se viver. Além disso, poder contar com vários serviços e desfrutar de sua infraestrutura de ponta, é ter certeza de contar com qualidade de vida e muita tranquilidade.



  • Av Adolfo Pinheiro
  • Borba Gato
  • Faculdade Estácio Radial
  • Igreja da Matriz
  • Mosaico do Borba Gato
  • Pça Adão Helfenstein
  • Pça Augusto Tortorelo de Araújo
  • Rua Conde de Itu
  • Teatro Paulo Eiró
  • UNISA

PONTOS DE INTERESSE

Pontos de Interesse:

GAFISA NO BAIRRO

CONHEÇA MAIS BAIRROS

INOVAÇÕES
GAFISA