Gire o seu tablet para uma melhor experiência

SOBRE O BAIRRO

A Vila Formosa está localizada na Zona Leste de São Paulo e é uma das regiões mais arborizadas da capital paulista. O bairro que tem 7,4 quilômetros quadrados, possui 116 praças e abriga também uma parte do Parque Anália Franco, um dos maiores parques da cidade com uma área de 286 metros quadrados.


O nome “Formosa” surgiu na década de 1920, numa homenagem à cidade de Ilhabela, litoral de São Paulo, e o primeiro a usá-lo foi Miguel Jacob, um dos integrantes de uma família abastada que era proprietária de toda a área do Tatuapé, região da qual fazia parte o que hoje é conhecida como Vila Formosa. No início do século XX, o bairro foi um importante núcleo industrial de São Paulo, quando o Tatuapé ainda fazia parte das propriedades da Família Casa Grande, outra família de posses que dominou o local antes da família de Miguel Jacob.


A emancipação ocorreu em 12 de outubro de 1923. O desenho original da Vila Formosa seguiu modelos franceses, o que foi fundamental para a arquitetura de sua região, já que estava cravada no alto de uma colina e era cheia de curvas e desníveis. Os problemas geográficos foram solucionados ainda naquela época.


O desenvolvimento da Vila Formosa sempre foi planejado e a população cresceu a partir da década de 1960. Primeiro com a inauguração da primeira agência dos Correios, em 1964. E, depois com a chegada do Cartório de Registro Civil da Vila Formosa, inaugurado em 25 de fevereiro de 1967.


A região faz divisa com os bairros de Tatuapé e Anália Franco e possui cerca de 90 mil habitantes. Muitos galpões construídos a partir do ano de 1900 foram transformados em condomínios residenciais de alto padrão, tendência seguida até hoje, dando grande valorização às casas e condomínios erguidos no bairro.


A praça Sampaio Vidal, rodeada por variados comércios é, sem dúvida, um local especial da região, assim como a Igreja Nossa Senhora do Sagrado Coração e o Mercado Municipal, que oferece frutas frescas e vários tipos de alimentos.


Outro destaque é o Shopping Anália Franco, um dos maiores da capital paulista e do Brasil em área construída. Mais uma vantagem do local é a enorme quantidade de linhas de ônibus municipais que trafegam pelo bairro, o que torna possível ir a praticamente qualquer outro lugar da cidade, além da proximidade com as estações Carrão e Tatuapé do metrô.


Um leque de opções de agências bancárias e centros comerciais e de serviços, como supermercados, lojas de comércio variado, padarias, farmácias, bares e restaurantes dão suporte adequado aos moradores da região.


A Vila Formosa vem crescendo a cada dia e reúne muitas características exigidas por pessoas que buscam qualidade de vida e infraestrutura diversificada para quem quer viver bem e com praticidade.



  • Av Dr Eduardo Cotching
  • Colégio Brasília 2
  • Colégio Brasilia
  • Escola Castelinho do Barulho
  • Escola Ser e Saber
  • Igreja NS do Sagrado Coração
  • Pça Dr Sampaio Vidal
  • Teatro Zanoni Ferrite

PONTOS DE INTERESSE

Pontos de Interesse:

GAFISA NO BAIRRO

HI GUACÁ - Breve Lançamento
De 65m² a 85m² | 2 a 3 dormitótios
HI GUACÁ - Breve Lançamento
De 65m² a 85m² | 2 a 3 dormitótios

CONHEÇA MAIS BAIRROS

INOVAÇÕES
GAFISA